Desktop Virtual Linux do Computação Raiz

Já está disponível para download gratuito na Internet o Desktop Virtual Linux do Computação Raiz, versão 1.0, que traz tudo que você precisa para aprender Common Lisp e Scheme para as séries de vídeo-aulas do Computação Raiz no YouTube!

O que é o Desktop Virtual Linux do Computação Raiz?

É uma máquina virtual para o VirtualBox, toda pronta e configurada, que contém o seguinte:

Para que serve esse desktop virtual?

O objetivo do Desktop Virtual Linux do Computação Raiz é servir como ambiente de ensino/aprendizagem para as séries de vídeo-aulas disponíveis no Canal YouTube do Computação Raiz, em especial:

A vantagem do uso de um desktop virtual é que todo o ambiente já foi devidamente preparado, instalado, configurado e testado pelo Computação Raiz e, assim, qualquer pessoa pode seguir as vídeo-aulas sem passar pelo pesadelo inicial de administração de sistemas para colocar todas as ferramentas para trabalhar ao mesmo tempo, de forma harmônica e integrada.

Além disso algumas ferramentas não estão disponíveis para todos os sistemas operacionais (por exemplo: a MIT/GNU Scheme 11.2 não está disponível para Windows e, para Mac, não há uma versão pré-compilada): com o uso de uma máquina VirtualBox, usuários de Windows, Mac e Solaris terão tudo pronto e disponível. Até mesmo usuários de Linux, que não quiserem modificar seu sistema, podem usar o VirtualBox e usar a máquina virtual sem problemas.

Pré-requisitos necessários

O Desktop Virtual Linux do Computação Raiz está configurado para usar 4 GiB de memória RAM, 1 processador virtual, e até 20 GiB de espaço em disco. Como requisitos considere:

  • No mínimo 8 GiB de RAM (você pode diminuir ou aumentar a quantidade de memória utilizada pela máquina virtual);
  • Pelo menos 40 GiB de espaço em disco durante a importação do appliance (depois da importação o arquivo do appliance pode ser apagado)
  • Monitor Full HD (1920 x 1080 pixels) (você pode ajustar a configuração na máquina virtual)
  • Conexão com a Internet é recomendável mas não obrigatória

Como instalar o Desktop Virtual Linux do Computação Raiz?

Em primeiro lugar você deve ter o VirtualBox (versão 6.1.30, ou superior) instalado e funcionando em seu sistema. Você precisa instalar duas coisas:

  1. VirtualBox 6.1.30 Platform (escolha a versão certa para o seu sistema operacional); e
  2. VirtualBox 6.1.30 Oracle VM VirtualBox Extension Pack (depois de instalar a plataforma).

Acesse a página de downloads do VirtualBox e siga as instruções de instalação.

Depois que o VirtualBox estiver instalado e funcionando, faça o download do appliance do Desktop Virtual Linux do Computação Raiz (o arquivo se chama “computacao-raiz.ova” e está compartilhado em um diretório do Google Drive). Atenção: o arquivo tem quase 12 GiB e, portanto, o download pode demorar um pouco.

Depois que o download do appliance terminar, abra o VirtualBox e, no menu File, escolha a opção Import Appliance. Siga as instruções do assistente de importação. Pronto!

Como usar o desktop virtual?

Como um desktop linux qualquer! O usuário é computacao e a senha é raiz. Para saber como usar os ambientes e linguagens, assista às vídeo-aulas no Canal do Computação Raiz. Aqui está um screenshot do desktop virtual:

Se tiver alguma crítica ou sugestão, escreva aqui nos comentários, será muito bom ouvir suas opiniões. Obrigado e bom aprendizado!

7 comentários sobre “Desktop Virtual Linux do Computação Raiz

  1. Gostaria de saber a disponibilidade do arquivo para download, ele não está mais disponível. Esta série é ótima, eu não gostaria de abandonar o pre-sicp.

  2. Oi, professor!!
    Não estou conseguindo baixar a máquina virtual. Ela estaria disponível em outro link? Poderia compartilhar?

    Estou muito ansiosa pra começar a brincar com scheme! Se não for possível avisa aqui também que aí já parto para tentar configurar o ambiente por aqui.

    Desde de já meus sinceros agradecimentos, espero que a série de pré sicp seja atualizada;)

    • Obrigado! A idéia é evitar aquele pesadelo de administração de sistemas até que todos os alunos estejam com o ambiente configurado e pronto para uso. Ainda mais no YouTube, onde cada um pode ter um computador completamente diferente. Uma máquina virtual é ideal para resolver a questão da preparação do ambiente de estudo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *