Aprenda LISP

Eu considero que o livro Common LISP: A Gentle Introduction to Symbolic Computation, escrito por David S. Touretzky, é o melhor livro sobre Common LISP para iniciantes (em programação LISP ou, até mesmo, em programação geral). E note bem: eu não disse “um dos melhores livros”, eu disse especificamente “o melhor livro”.

Touretzky conseguiu colocar em 442 páginas (e mais alguns anexos) toda a explicação que alguém que nunca utilizou LISP precisa para começar (e começar bem). Mais ainda: o livro é adequado para quem nunca programou na vida e quer começar encarando logo uma linguagem que, apesar de pouco utilizada hoje em dia, é extremamente poderosa, a linguagem Common LISP.

Reimpressão de 2013

O conteúdo começa bem do a-b-c da programação, explicando o que são funções e dados (com exemplos genéricos e como tudo funciona em Lisp), depois explica os conceitos iniciais sobre listas, passando pela função EVAL, explicação de condicionais, variáveis e efeitos colaterais, o uso de listas como uma estrutura de dados, programação aplicativa, recursiva e iterativa, bem como tópicos como input/output, alocação, estruturas e o sistema de tipos, arrays, hash tables, macros e compilação. Ufa!

Apesar dos tópicos englobarem conteúdo avançados de Ciência da Computação, note a palavra “Gentle” no título: o livro é realmente uma introdução gentil à computação simbóllica através da Common Lisp. O próprio autor identifica os públicos que mais se beneficiariam com esse livro:

  • Estudantes de qualquer área (de exatas, biológicas e humanas) que nunca programaram antes;
  • Psicólogos, linguistas, cientistas da computação e qualquer outra pessoa interessada em inteligência artificial [aqui eu acrescento uma ressalva: LISP já não é mais a linguagem padrão para inteligência artificial e está sendo substituída por outras linguagens mais modernas como Python]; e
  • Amadores que têm a computação como hobby e que gostariam de aprender sobre Lisp.

A útlima versão impressa do livro é de 2013 e pode ser adquirida na Amazon, eBay ou AbeBooks. O próprio professor Touretzky disponibiliza a versão de 1990 em formato PDF e PS em seu site, https://www.cs.cmu.edu/~dst/LispBook/:

Edição de 1990

Para ajudar a difundir o Common Lisp e ajudar quem tem dificuldades com o inglês e, mesmo assim, que aprender, o Computação Raiz está divulgando uma série de vídeos que seguem rigorosamente os capítulos e seções desse livro. Esses vídeos explicam e demonstram o conteúdo de forma bem detalhada e sem pressa (inclusive resolvendo os exercícios).

Acompanhe a série APRENDA LISP no Canal do Computação Raiz no YouTube. Inscreva-se no canal para ser notificado das novidades!

Aqui está o vídeo de introdução da série APRENDA LISP:

Não se esqueça: INSCREVA-SE no canal, deixe seu LIKE e mande um COMENTÁRIO com suas críticas, sugestões ou dúvidas! Obrigado por assistir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *