A área no limite esquerdo da janela é a paleta. Como você vê na figura, ela contém guias com 8 categorias de blocos de cores diferentes. Neste laboratório nos focaremos nas guias de Movimento (motion), Som (sound), Caneta (pen) e Detecção (sensing). Você aprenderá sobre as outras guias nos próximos laboratórios.

Essas guias são uma estrutura de organização importante no Snap! porque é aqui que ficam os diversos blocos que você usará para dizer ao computador o que ele deve fazer. Os blocos são categorizados, ou seja, cada guia contém blocos que fazem coisas semelhantes ou relacionadas.

Olhe na guia Movimento (motion). Dentro dessa guia você encontrará uma porção de blocos que correspondem a diversas ações relacionadas ao movimento. Por exemplo: clique no bloco Move 10 Steps Block , e arraste esse bloco para a área de programa (scripting area), e solte esse bloco em qualquer lugar nessa área.

animation of move block dragging from palette to scripting area

O bloco que você arrastou e soltou na área de programa controla uma coisa que chamamos de personagem (sprite), que é a coisa que se parece com uma ponta de flecha no meio do palco (a parte branca da janela).

De volta na área de programa, se você clicar no bloco que você acabou de colocar, Move 10 Steps Block , o personagem andará 10 passos. Você verá o personagem se movendo pelo palco. Você pode variar o input do bloco (a entrada, o argumento), o número 10, para alterar o número de passos que você quer que o personagem ande. Como você faria para o personagem andar para trás? Tente agora, faça o sprite dar ré!